quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

História do IntelliCAD. CADian, o substituto de AutoCAD® mais usado no mundo!

www.intellicad.org


A história do IntelliCAD® iniciou-se no fim da década de 80, quando uma pequena empresa de arquitetura e engenharia chamada DCA (o nome deriva das iniciais de seu proprietário, David C. Arnold), instalada em Henniker (NH), no nordeste dos EUA, começou a desenvolver para uso próprio aplicativos de arquitetura e engenharia civil para o AutoCAD®. 

David C. Arnold logo percebeu que seria mais lucrativo deixar de fazer engenharia e passar a desenvolver software de engenharia, e mudou o nome da empresa, que passou a se chamar Softdesk Inc

Suas soluções para o AutoCAD® eram as mais comercializadas em todo o mundo, inclusive no Brasil: Auto-Architect, Civil Series, CAD Overlay etc. Talvez alguns anos mais tarde alguém por lá tenha tido a ideia de desenvolver um software compatível com o AutoCAD®. 

Na verdade, a Softdesk contava com uma equipe de programadores talentosos que havia desenvolvido e licenciado para a própria Autodesk® uma extensão, conhecida como ADE AutoCAD® Data Extension, que permitia ao AutoCAD® manipular bancos de dados externos.

Por outro lado, a própria Autodesk® também estava de olho no mercado de aplicativos para o AutoCAD®. Como resultado, em 1996 a Autodesk® adquiriu a Softdesk (a aquisição completou-se em 1997), e a tecnologia que veio junto foi a pedra fundamental para vários dos AutoCAD´s verticais atualmente existentes (AutoCAD® Architectural Desktop, Land Development Desktop, AutoCAD® Raster Extension, etc).


E aquele pessoal que estava desenvolvendo um software compatível com o AutoCAD® para a Softdesk? Eles não foram absorvidos pela Autodesk®, e fundaram uma pequena empresa chamada Boomerang Technology Inc., em San Diego, na Califórnia. 

Essa empresa adquiriu legalmente os direitos de continuar o projeto iniciado na Softdesk. Ao mesmo tempo em que isso acontecia, uma outra companhia conhecida como Marcomp ganhava destaque como desenvolvedora de ferramentas de programação para o acesso a arquivos DWG. 

Cadastrada como Autodesk® Registered Developer desde 1990, A Marcomp produzia essas ferramentas utilizando a técnica da caixa preta, criando um desenho de teste após o outro e determinando como os arquivos mudavam em função das mudanças no desenho. Com o tempo, a Marcomp adaptou e expandiu seu produto AUTODIRECT de modo que ele suportasse desde a versão 2.5 até a versão 14 do AutoCAD®, incluindo as seis diferentes versões 13 existentes no meio do caminho. A Marcomp conseguiu grande sucesso com seu produto, licenciando-o para vários concorrentes da Autodesk® e outros desenvolvedores.

Em 1997, a Autodesk® descadastrou a Marcomp de sua rede de desenvolvedores. No final de 1997, a Boomerang foi adquirida por uma empresa chamada Visio Corp. Essa aquisição ocorreu de forma completa, tanto em termos de obtenção dos direitos do software que lá estava em desenvolvimento (na época, sob o codinome Phoenix), como de contratação do pessoal de
desenvolvimento do CEO da Boomerang, Mike Bailey, uma das figuras mais proeminentes em computação gráfica.

A Visio tinha uma forte presença no mercado de desenhos técnicos com o seu Visio Technical, software para o desenho de diagramas lançado em 1994 e que já detinha 52% do mercado. Um software compatível com o AutoCAD® faria com que a Visio atingisse melhor as necessidades de seus usuários ao mesmo tempo que abriria as portas para novos usuários que necessitassem da precisão, funcionalidade e recursos que o produto trazia.

A Visio também era uma licenciada do AUTODIRECT da Marcomp, e como parte da estratégia de desenvolvimento do IntelliCAD®, adquiriu a própria Marcomp em janeiro de 1998.

Logo após, em fevereiro de 1998, liderados pela Visio, é criada a Open DWG Alliance por 14 grandes empresas do mercado de CAD. Essas empresas, todas peso-pesado, incluiam a Baystate Technologies Inc., DataCAD LLC, Diehl Graphsoft Inc., Eagle Point Software Inc., IMSI, Informative Graphics Corp., Inso Corp., Intergraph Corp., Ketiv Technologies, Nemetschek AG, Parametric Technology Corporation, Robert McNeel & Associates, SolidWorks Corp. e a própria Visio Corp. Incorporaram-se à aliança mais tarde a Bentley Systems Inc., CADAM Systems Co., CADKey, PTC, Rasterex, entre outras.

Os planos eram o de tornar o produto AUTODIRECT da Marcomp (recentemente adquirida pela Visio), disponível a todos os seus membros. Com isso, era disponibilizado ao mundo um conjunto de bibliotecas em C para acesso de leitura e gravação a arquivos DWG.

ITC (IntelliCAD® Technology Consortium)www.intellicad.org - ou de quem é o IntelliCAD atualmente? (*)

IntelliCAD®, o produto que a equipe vinda da Boomerang estava desenvolvendo, foi lançado comercialmente pela Visio no final de 1998. Depois de o IntelliCAD® ser oficialmente lançado nos EUA, Mike Bayle e mais sete integrantes da equipe de desenvolvimento do IntelliCAD® deixaram a Visio, uma perda de recursos humanos que afetaria o desenvolvimento em curto prazo.

Isso também trouxe reflexos no mercado brasileiro. O IntelliCAD® 98 foi adquirido por milhares de usuários que, de repente, estavam com um produto descontinuado nas mãos.

Em 1999, a Visio foi adquirida pela Microsoft, que estava interessada na tecnologia dos seus softwares de diagramação, mas não no novo produto de CAD. Pouco depois dessa fusão se efetivar, a Visio (ou Microsoft) criou uma organização sem fins lucrativos denominada ITC (IntelliCAD® Technology Consortium), dando a ela os direitos totais sobre o logotipo e código fonte do IntelliCAD®.

A ITC não é uma empresa que vende o IntelliCAD® para usuários finais. Na realidade, ela é um consórcio que garante o acesso ao código fonte do IntelliCAD® aos membros comerciais e membros associados. Os membros comerciais pagam ao ITC uma taxa anual e podem desenvolver e vender versões comerciais do IntelliCAD®, sem pagar royalties adicionais por isso, independentemente do número de licenças vendidas (são pagos royalties apenas por produtos de terceiros licenciados para a ITC, como VBA da Microsoft, o modelador de sólidos ACIS etc.). Os membros comerciais são livres para adicionar outras tecnologias aos IntelliCAD® por eles comercializados.

Todos os membros da ITC são obrigados a submeter as correções e melhoramentos feitos ao produto de volta para o consórcio. Portanto, o desenvolvimento do IntelliCAD® é distribuído por vários desenvolvedores de empresas diversas (atualmente 23 empresas).

Como resultado, temos vários IntelliCAD® disponíveis no mercado mundial. Embalados de forma diferente, com manuais e suportes diferentes, com um ou outro recurso a mais, com métodos de comercialização diferentes (existem membros comerciais que distribuem o produto em diversas versões com ou sem manipulação de imagem raster e renderização, por exemplo). São todos compatíveis com o formato DWG do AutoCAD®.

O produto atualmente disponibilizado pela ITC é o IntelliCAD® versão 8.0. O software abre e salva arquivos no formato DWG do AutoCAD® das versões 2.5 até a 2014. Como utiliza o formato nativo DWG, não há conversão ou perda de dados na abertura e salvamento desses arquivos. Além da compatibilidade de arquivos, também existe uma compatibilidade dos comandos do usuário, bem como as interfaces de programação em LISP (incluindo DCL), VBA e C.

A Casa do CAD distribui, há vários anos o IntelliCAD mais próximo ao AutoCAD®: o CADian. 

Além de inúmeros recursos exclusivos, maior base de clientes no Brasil (temos clientes em todos os estados brasileiros, de todos os tamanhos e diversos segmentos), o CADian é o único software do ITC com certificados ISO de qualidade, desde 2004!

Então, se você precisa de um software CAD e não quer investir elevados valores no AutoCAD, sua melhor alternativa é o CADian, que tem mesma interface, comandos (inclusive aliases) e dinâmica de trabalho. Se você é usuário do AutoCAD®, baixe uma versão de avaliação do CADian e fique surpreso com a compatibilidade/semelhança entre os softwares.

Não perca tempo, conheça o CADian e saiba porque há vários anos é o substituto de AutoCAD® mais usado no mundo!

www.casadocad.com.br
comercial@casadocad.com.br
MG: (31) 4063-9449
SP: (11) 4063-8302



Nenhum comentário:

Postar um comentário